domingo, 15 de julho de 2007

A origem do meu nome

Hoje vou escrever um pouquinho sobre a origem do meu nome. Espero que gostem..
Meu nome foi uma decisão minha que eu mesmo disse para o Papai e para a Mamãe.
Foi Assim que tudo acontceu: Papai e Mamãe estavam brincando de escolher o nome dos filhos sem ainda saber que eu já estava na barriga da mamãe Lu. Entao papai disse:

"Lu, escreva o nome de nosso filho homem e de nossa filha em um papel e eu irei fazer a mesma coisa" pronto. depois eles viraram os papeis e viram que tinha escrito o mesmo nome caso você menina e o nome PEDRO se fosse menino. Ou seja, eles escutaram perfeitamente o meu desejo de se chamar Pedro.

Em seguida a mamãe para homenagear o papai colocou Antônio e eles acrescentaram os sobrenomes. Entao meu nome completo ficou:

PEDRO ANTÔNIO OLIVEIRA GARCEZ DE CARVALHO.


O Oliveira veio de mamãe e o Garcez e o Carvalho veio do Papai.



Agora abaixo vou colocar o significado de cada um dos meus nomes.

PEDRO:
Significa pedra e indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos. Mas seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no cotidiano.


ANTÔNIO - "LATIM (ANTONIUS). Inestimável, o que não tem preço."
OLIVEIRA - Sobrenome de origem toponímica, tomado à alguma propriedade onde se cultivam oliveiras. De oliveira, subst. comum (Antenor Nascentes, II, 223). Vem esta família de Pedro de Oliveira, que foi o primeiro com este sobrenome, cujo filho Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, instituiu em 1306 o morgado de Oliveira, em seu irmão Mem Pires de Oliveira. Foi seu solar na freguesia de Santiago de Oliveira, donde esta família tomou o sobrenome, no concelho de Lanhoso. No tempo de D. Diniz I, rei de Portugal em 1281, já era «família antiga, ilustre e honrosa», como consta dos livros de inquirições desse rei (Anuário Genealógico Latino, I, 72). Brasil: No Rio de Janeiro, entre as mais antigas, a de Bento de Oliveira [- 1657, RJ], que deixou descendência do seu cas. no Rio, em 1617, com Ana de Sampaio, n. no Rio, onde fal. em 1654 (Rheingantz, III, 35). Rheingantz registra mais 47 famílias com este sobrenome, nos sécs. XVI e XVII, que deixaram numerosas descendêcias no Rio de Janeiro. Antiga e importante família, de origem portuguesa, estabelecida em São Paulo, com ramificações na Vila de Santos, SP, à Angra dos Reis, RJ, que teve princípio no Cap.-Mor de São Vicente (1538) Antônio de Oliveira, de Portugal, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, primeiro lugar tenente do Donatário Martim Afonso de Sousa [1538-1542 e 1549-1552].

Confira a descrição completa no link abaixo.
http://www.geocities.com/heartland/forest/5024/


GARCEZ - O nome " GARCÊS " nasceu no condado de Sobrarbe, hoje província de Huesca, no então reino de Aragão, na atual Espanha. O primeiro monarca a adotar este nome foi Fortúm Garcês I, que reinou no ano 805 da nossa era. Foi sucedido por seu filho, Sancho Garcez I e, de então para frente com a união do condado de Sobrarbe com o Reino de Navarra, sucederam-se diversos monarcas com o nome Garcês, antecipado do prenome de Sancho.
Quando em 1430 Dom Duarte, rei de Portugal, resolveu desposar D. Leonor, infante do reino de Aragon, esta, do tronco da família Garcês trouxe para o pais lusitano membros de seu clã.
Em Portugal, todavia, D. Leonor e seus parentes passaram a escrever o nome Garcês de forma diversa ou seja com um "z" final, surgindo então o nome Garcez que hoje conhecemos.
Toda pessoa que usaram o nome Garcez descende de D. Leonor e de seus parentes, sendo que aqueles que procedem da Espanha usam uma forma primitiva com "s" final.

Confira a descrição completa no link abaixo.
http://www.portoalegrense.com.br/pessoal/famili.htm

CARVALHO - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, pois tem origem geográfica, existem registros deste sobrenome em Portugal desde o século XII. Em documentos antigos foi registrado como Carvalio. A família Carvalho tem solar no antigo Morgado de Carvalho, em terra de Coimbra fundado por D. Bartolomeu Domingues, Concelho de Penacova, nas famosas serras do Carvalho, pai de D. Soeiro Gomes de Carvalho. O primeiro indivíduo que se destacou dos demais através do uso deste nome deve ter sido uma pessoa que residia próximo a um carvalho que deveria servir de referencia na região ou pêlos atributos da planta em comparação ao indivíduo.


Bom, espero que tenham gostado da minha pesquisa, agora vocês já conhecem o meu histórico familiar. Tenho muito orgulho de participar desta família e de toda esta história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Pedrinho, aqui, é a titia Têca...
Estou aqui para te dar os parabéns, pois, não é à toa que vc nasceu exatamente próximo aos Jogos Pan-Americanos e, melhor dizendo, já nos trazendo, de primeira mão, a primeira medalha de ouro tão esperada para o nosso Brasil.... Obrigada por teu show de coragem e determinação campeão!Qdo eu crescer quero ser igualzinha a vc, visse?
Xêro no coração e boa sorte nos próximos jogos da vida; com certeza estaremos na arquibancada gritando:"Vai que é tua Pedrinho!"